Psicóloga Mônica Zatta Tonial - Pato Branco/PR
Blog

TRANSTORNOS ALIMENTARES

Autor: Monica Zatta Tonial,  Postado em:  quinta, 27 de abril de 2023  
 

“Estamos frente a um transtorno alimentar quando a atitude em relação a comida e ao peso se transforma naquilo que rege conduta.” (Hercovici, 1997).

Os transtornos alimentares são condições graves relacionadas a comportamentos alimentares persistentes que afetam negativamente sua saúde, suas emoções e sua capacidade de funcionar em áreas importantes da vida. Os transtornos alimentares mais comuns são anorexia nervosa (AN), bulimia nervosa (BN) e transtorno da compulsão alimentar periódica (TCA)

Os aspectos psicológicos desse transtorno podem ser individuais como perfeccionismo, dicotomia (tudo ou nada) e baixa auto estima. Também podem ter aspectos familiares como ausência de resolução de problemas, superproteção e rigidez.

Os transtornos alimentares também podem ser influenciados por aspectos culturais e sociais.

Os atuais padrões de beleza adotados ditam normas de magreza incompatíveis com um comportamento alimentar saudável. É a cultura das designações, mais uma vez, adoecendo a população com rigidez de conceitos não fundamentados cientificamente. O sugestionamento está implícito, inclusive, na mudança de imagem de ícones de beleza, sensualidade e força.

A maioria dos transtornos alimentares envolve o foco excessivo no peso, no formato do corpo e nos alimentos, levando a comportamentos alimentares perigosos. Esses comportamentos podem afetar significativamente a capacidade do seu corpo de obter nutrição adequada. Os distúrbios alimentares podem prejudicar o coração, o sistema digestivo, os ossos, os dentes e a boca e levar a outras doenças.

Os transtornos alimentares geralmente se desenvolvem na adolescência e na idade adulta jovem, embora possam se desenvolver em outras idades. Com o tratamento, você pode retornar a hábitos alimentares mais saudáveis e, às vezes, reverter complicações graves causadas pelo transtorno alimentar.

Para o melhor êxito no tratamento para os transtornos alimentares é recomendável que o paciente seja acompanhado por uma equipe multidisciplinar que envolve psicólogo, psiquiatra, clinico e nutricionista.

Durante as próximas semanas, irei detalhar sobre cada um dos transtornos alimentares para sua maior compreensão.... espero que gostem!!!!!



 


Buscar por:
Últimos Posts: Ver Todos os Posts
Meses:
Autores:
Desenvolvido por Mar Virtual
Monica Zatta Tonial © 2024. Todos os direitos reservados.
  Agendar Atendimento