Psicóloga Mônica Zatta Tonial - Pato Branco/PR
Blog

PORQUE MUDAR É TÃO DIFÍCIL...

Autor: Monica Zatta Tonial - Psicq saúde mental,  Postado em:  segunda, 10 de outubro de 2022  
 

A sociedade atual está atravessando um processo de mudança em sua essência e mudar significa motivar-se para o movimento, isto é, nosso sistema nervoso deve trabalhar em nosso favor, compondo redes neurais que favoreçam a mudança de modo positivo.

Sendo assim, quando falamos em mudança, nos referimos a sair do conforto do conhecido e do habitual, seja em uma relação (social ou amorosa), trabalho ou mudanças físicas.

Porém, na verdade, somos bastante resistentes a mudança pela familiaridade que desenvolvemos com nosso padrão e nossas memórias já consolidadas, pois tais experiências nos provam a todo momento que permanecer no habitual é o correto.

Geralmente, o que nos é conhecido não precisa ser mudado, até que comece a causar algum sofrimento. Muitas perturbações psicológicas iniciam porque o indivíduo tem que se adaptar a uma nova condição, porém, isso precisa de disposição, além de tempo para investir em um processo de mudança.

Nossa memória tem um papel muito importante no nosso processo de mudança. Pois ela é responsável por decodificar, recuperar os eventos passados e lembrar os eventos futuros, tudo o que já faz parte do processo de memória só precisamos acessar, pois não existe a conscientização e planejamento do que fazer.

Nesse sentido, “um hábito é um tipo de memória consolidada sobre a qual nós temos menos consciência, ou seja, executamos algo a partir do piloto automático”.

Nosso cérebro é projetado para lidar com mudança, pois trata-se de um processo evolutivo, entretanto, quanto menos nos conscientizamos desse processo, menos intencional ele se torna e mais difícil ele fica.

Então, o processo de mudança fica prejudicado, uma vez que é mais difícil nos adaptarmos as demandas ou usar criatividade para chegar à resolução de um problema. Ficamos presos no mesmo padrão e procrastinamos a mudança.

Para exemplificar o q foi dito até agora, gostaria que você se imaginasse em um labirinto. Quanto mais você tenta acertar o caminho, mais em direção ao interior do labirinto você vai. Em um certo momento, você se sente estressado, ansioso, com medo e, muitas vezes, triste, pois todas as saídas parecem fechadas.

Dentro desse contexto, quando uma situação toma conta de sua vida é natural que as emoções venham à tona.

Agora, imagine viver em um constante labirinto. De um jeito ou de outro, você se adapta aquilo, porém, deixa de perceber qual é sua postura e não pensa como se houvesse um outro padrão. A dificuldade de mudar existe porque não refletimos sobre nossas atitudes, já que estamos no piloto automático.

A vida é feita de transformações e quanto mais resistimos a isso, mais difícil é a aceitação. Todas estas situações implicam em voltar suas energias para concretizá-las, ou seja, é preciso um investimento mental, sentimental e comportamental para tal.

Mudar requer um conjunto de habilidades emocionais e racionais, pois, assim, tais mudanças realmente serão profundas e não superficiais. O processo de mudança vai além de um processo emocional, ele é biológico e físico, já que envolve fatores que nem sempre partem da força de vontade. Basicamente, são pequenos passos que podemos dar diariamente focando a mudança desejada.

Sendo assim, para realizar mudanças é importante ter em mente um processo longo e, em alguns momentos, falhos. Dessa forma, vale saber que as condições memorizadas e familiares ao seu cérebro serão a força contrária ao objetivo. Por isso, comece a mudar mesmo que seja difícil, porque iniciar um processo pode lhe trazer a confiança para continuar.

Tudo bem falhar durante um processo de mudança. Tudo bem faltar coragem. Não é preciso culpar-se por isso, às vezes, nem tudo é preto no branco.

É preciso ter um objetivo específico para realizar a mudança. Seja uma semana, um mês ou um ano. Tente trazer para sua realidade. Se há uma dificuldade em executar uma tarefa, seja ela emagrecer ou melhorar sua comunicação em seu relacionamento, tenha claro que não será em dois dias que isso se construirá. Seja gentil com você mesmo.



 


Buscar por:
Últimos Posts: Ver Todos os Posts
Meses:
Autores:
Desenvolvido por Mar Virtual
Monica Zatta Tonial © 2024. Todos os direitos reservados.
  Agendar Atendimento