Psicóloga Mônica Zatta Tonial - Pato Branco/PR
Blog

FALANDO SOBRE SAÚDE FÍSICA E MENTAL FEMININA

Autor: Mônica Zatta Tonial,  Postado em:    
 

Precisamos falar sobre a saúde física e mental feminina.

A mulher contemporânea conquistou o direito de realizar suas próprias escolhas e passou a ocupar e desempenhar diferentes funções, seja no mercado de trabalho, no ambiente acadêmico, ou chefiando suas carreiras e suas famílias. E, embora tenha conseguido conquistar sua independência e autonomia, na prática ainda é responsável pelas tarefas domésticas e educação dos filhos. 

Assim, o dia a dia da mulher se transformou em uma multiplicidade de papéis, impactando em uma jornada dupla, ou até tripla de trabalho. O resultado é que muitas dessas mulheres se veem sobrecarregada de tarefas e responsabilidades, e a rotina da maioria delas é bem estressante.

Quando se trata de saúde mental feminina, podemos destacar os seguintes fatores:

  • A pressão para dar conta de todas as obrigações atribuídas tipicamente às mulheres (maternidade, casamento, casa e trabalho);
  • Maior suscetibilidade ao estresse em razão da jornada de trabalho;
  • Alterações hormonais durante o período menstrual, as quais causam mal-estar e oscilações de humor;
  • Alterações hormonais na gravidez e puerpério e menopausa;
  • Problemas com imagem corporal;
  • Relacionamentos tóxicos;
  • Condição financeira;
  • Suscetibilidade a sofrer violência, acarretando traumas psicológicos;
  • Preconceito no ambiente profissional e acadêmico; e
  • Pressões sociais e crenças culturais em relação ao papel da mulher na sociedade.

A consequência de todos esses fatores, recheados de preocupações e estímulos é um aumento significativo da ansiedadedepressão, síndrome de burnout e outras condições psicológicas. Normalmente, as pessoas só percebem que a sua saúde mental está ruim quando começam a sofrer sintomas intensos dessas enfermidades.

E como fica o bem-estar e a qualidade de vida em meio a esse turbilhão de cobranças, responsabilidades, ansiedade e rotina puxada? Como lidar com tudo isso sem sofrer os impactos na saúde física e emocional?

Então, infelizmente não existe uma formula mágica para isso. A boa notícia é que se você se permitir a algumas mudanças no seu dia a dia com certeza haverá conquistas significativas em sua vida.

Para começar, a autoestima é de extrema importância. A autoestima feminina faz parte de um processo de construção diária, onde devemos investir em nossa saúde física, saúde emocional, autocuidado. É possível aprender a valorizar todas as nossas qualidades sem gerar cobranças excessivas. Pare com a idéia de ser uma “super heroína” ou a “mulher maravilha”, que tem que dar conta de tudo... não!!!! Você não precisa dar conta de tudo.

Faça terapia. Geralmente não percebemos que andamos no modo automático. Compreenda seus pensamentos, seus sentimentos e seus comportamentos. Falar com um psicólogo sobre seus problemas pode ajudar muito.

Pratique meditação, pois pode aliviar o estresse, diminuir a ansiedade e ajudar com a depressão. Cinco minutos de prática diária são suficientes para fazer você se sentir melhor.

Distribua o seu tempo entre demandas profissionais, afazeres domésticos, tempo com a família e tempo para você. De preferência, cultive um passatempo divertido e gratificante, que te dê prazer.

O cuidado com a saúde física é igualmente indispensável. Mulheres devem fazer consultas periódicas para investigar o estado da sua saúde, assim como realizar os exames anuais que identificam o câncer de mama e o de câncer de colo de útero. Não deixe esse compromisso para depois!

Praticar exercícios físicos pelo menos três vezes por semana é outra forma de cuidar da saúde do seu corpo. Se você não gosta de musculação, procure fazer dança ou pilates, ou praticar um esporte coletivo.

Nem todo mundo gosta de atividades físicas, mas elas são importantes para o funcionamento dos nossos órgãos, fortalecimento da nossa musculatura e produção de hormônios da felicidade – dopamina, endorfina – que preservam a nossa saúde mental.

Tenha uma vida social sauável. Além de socializar com quem você gosta, como amigos, colegas de traabalho e familiares, é se certificar que todos esses vínculos fazem bem a você. Afaste-se de pessoas tóxicas, procure estar perto de quem te faz bem!!!

Para finalizar, desejo um feliz dia das mulheres e espero que esse texto possa colaborar para que você tenha uma vida mais tranquila e feliz.



 


Buscar por:
Últimos Posts: Ver Todos os Posts
Meses:
Autores:
Desenvolvido por Mar Virtual
Monica Zatta Tonial © 2024. Todos os direitos reservados.
  Agendar Atendimento