Psicóloga Mônica Zatta Tonial - Pato Branco/PR
Blog

Do que temos medo?

Autor: Monica Zatta Tonial,  Postado em:  quinta, 07 de outubro de 2021  
 

“A diferença entre um sucesso medíocre e um retumbante sucesso está na sua habilidade de lidar com os seus medos.” Jim Rohn  

 

Todos os dias nos deparamos com dificuldades e desafios, e a situação em que você se encontra não define quem você é, o que define é a forma como você encara os desafios que encontra no caminho, e muitas vezes poderá encarar essas situações com?MEDO! 

O medo é um dos maiores obstáculos?no momento de superar desafios na busca de crescimento pessoal ou profissional.  

O Medo se tornou o maior problema psicológico de todos os tempos, e se tornou parte do cotidiano de todos nós… é aquele monstro indesejável, que chega não se sabe de onde e domina nossa mente.?À primeira vista a experiência de sentir medo não é tão negativa, como pode parecer. Na verdade, acredita-se que as experiências de medo são de fato um procedimento evolucional que nos permite enfrentar situações de risco ou perigo. 

Desta forma, se o nosso cérebro não identificasse o perigo estaríamos em uma situação de risco e nossa sobrevivência em perigo. 

A maior parte das dificuldades do ser humano está relacionada com o Medo, pois no decorrer de sua existência terá de superar diversas situações.  

Temos medo de nos machucarmos, de sermos humilhados, do fracasso e do sucesso. Medo de ficar sozinhos, e de estabelecer uma ligação. Medo de escutar o que nossos Corações nos dizem de ser infelizes e de ser felizes demais. Medo de não ter a aprovação de nossos pais, e de nos aceitar como realente somos; medo de uma saúde ruim e de uma boa sorte. Medo da nossa inveja e em possuir por excesso; medo de ter esperança em reação a coisas que podemos não conseguir. Temos medo de mudança, e de não mudar, medo de que algo aconteça com nossos filhos, a nosso trabalho. Medo de não ter controle, e do nosso próprio poder. Temos medo da brevidade da vida, e da duração da nossa morte. Temos medo de que depois de mortos, não façamos falta. Medo de ser responsáveis pelas nossas próprias vidas. 

As vezes leva-se um tempo para admitirmos nossos próprios medos, principalmente para nós. 

O Medo não escapa a nenhum de nós, e está presente até mesmo na vida daquelas pessoas que julgamos ser as mais bem-sucedidas. Ou seja, ele faz parte do processo de crescimento da vida.? 

Para viver bem precisamos superar nossos temores, e só existe uma maneira para superá-los e enfrentá-los:? com coragem! 



Tags: #Psicologia #medo #coragem #desafios  


Buscar por:
Últimos Posts: Ver Todos os Posts
Meses:
Autores:
Desenvolvido por Mar Virtual
Monica Zatta Tonial © 2025. Todos os direitos reservados.
  Agendar Atendimento