Psicóloga Mônica Zatta Tonial - Pato Branco/PR
Blog

Descanso e qualidade de vida

Autor: Monica Z Tonial,  Postado em:  segunda, 06 de julho de 2020  
 

O mundo está agitado, o mundo está acelerado, o ritmo que a vida nos impõe é cansativo, a pressão vem de todos os lados, sejam no trabalho, nos estudos, nos relacionamentos. Sem contar a quantidade de informações que recebemos e processamos durante todo o dia. Por isso, descansar passa a ser uma necessidade.

Não é possível falar sobre qualidade de vida sem mencionar a qualidade do sono e do descanso. Muito mais que dormir bem, descansar significa separar um tempo para relaxar e cuidar de si próprio. Então, como é possível melhorar a qualidade de vida através do descanso?

Primeiramente, é importante saber que para termos qualidade de vida precisamos ter uma visão de nós mesmos, observar nossas necessidades referentes a vários âmbitos que envolve nossa vida: saúde física, mental, espiritual, os relacionamentos, o ambiente externo, crenças pessoais, etc.

Dessa forma, precisamos criar hábitos saudáveis e realizar atividades que nos tragam satisfação, o que nos permite o equilíbrio e consequentemente, contribuam para o alcance dos nossos objetivos. Uma das rotinas mais importantes, para isso, é o descanso!

O corpo e a mente precisam de descanso... isso é fato.

 Existem diversas pesquisas que demonstram os malefícios que a falta de pausa e relaxamento podem trazer. Dentre elas estão: aumento da irritabilidade, ansiedade, estresse, perda de foco, memória, atenção, produtividade, além de prejuízos a médio e longo prazo, tais como: insônia, depressão, dores de cabeça e etc.

O descanso, portanto, representa o respeito com o próprio corpo e mente, uma vez que as pausas dão tempo para reencontrar o equilíbrio e renovar as energias perdidas com o tumulto do dia a dia.

Então, como descansar melhor?

Aí vão algumas dicas:

Pratique a higiene do sono: Evite o uso de substâncias estimulantes próximo ao horário de dormir, como a ingestão de cafeína e substâncias alcoólicas, já que estas podem causar fragmentação do sono ou sono não reparador. Evite barulho, luz excessiva e temperaturas elevadas no ambiente de dormir. Garanta o conforto da cama e do ambiente. Evite comer em excesso antes de deitar-se.

Faça atividades físicas regularmente: a atividade física é um forte aliado para redução de tensões e um grande colaborador para o bem-estar físico e mental.

Aprenda a meditar pois essa prática auxilia aqueles que tem pensamentos e rotinas aceleradas, além disso, contribui para o relaxamento físico e mental além de proporcionar o autoconhecimento.

Dedique-se ao lazer: o descanso não se associa apenas ao tempo investido no sono. Dedicar-se a um lazer de qualidade, que traz alegria e satisfação é também uma forma de descansar.

Escolha estar com boas companhias: está cada vez mais difícil se desligar dos problemas, portanto estar com quem nos faz bem nos proporciona momentos de felicidade... sorrir é bom!!!

À vista de tudo isso, fica fácil perceber que o descanso não passa apenas pelo desligamento em relação aos problemas, é também um processo de escolha e postura ativa de cada um em busca da sua própria saúde, bem-estar e qualidade de vida!

 E então, como anda o seu tempo de descanso?



Tags: psicologia descanso bem-estar  


Buscar por:
Últimos Posts: Ver Todos os Posts
Meses:
Autores:
Desenvolvido por Mar Virtual
Monica Zatta Tonial © 2024. Todos os direitos reservados.
  Agendar Atendimento