Psicóloga Mônica Zatta Tonial - Pato Branco/PR
Blog

Há crianças feridas escondidas em adultos “difíceis”

Autor: Mônica Z Tonial,  Postado em:  quarta, 10 de junho de 2020  
 

A Terapia focada no Esquema foi desenvolvida por Jeffrey Young como uma expansão da teoria inicial da Terapia Cognitiva. Esse modelo tem se mostrado uma importante abordagem psicoterápica, pois trabalha em níveis mais profundos do inconsciente.

A expansão teórica da Terapia focada em Esquemas, envolve elementos ajustáveis para transtornos de personalidade. Sendo, portanto mais longa que a Terapia Cognitiva, dedicando mais tempo para identificar e superar a evitação cognitiva, afetiva e comportamental.

Os Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs) ou esquemas primitivos, são crenças e sentimentos incondicionais sobre si mesmo em relação ao ambiente. Representam o nível mais profundo da cognição e operam de forma sutil, fora de nossa consciência. Estruturam núcleos profundos do self que são refletidos na autoimagem. São inquestionáveis e disfuncionais, compostos de memórias, emoções, cognições e sensações corporais.

Desenvolvidos durante a infância ou adolescência e elaborados através da trajetória de vida da pessoa, os Esquemas realizam uma série de manobras cognitivas, distorcendo o processamento de dados da realidade para que o Esquema se mantenha, pois eles são auto perpetuadores e resistentes a mudança, gerando transtornos mentais e muito sofrimento emocional, ativados por eventos significativos para a pessoa.

A Terapia focada nos Esquemas busca criar um ambiente mais positivo e produtivo, desenvolver relacionamentos satisfatórios, quebrar o ciclo de comportamentos destrutivos, superar sentimentos de insegurança e rejeição, energizar e transformar o seu dia a dia.



Tags: psicologia terapia cognitiva terapia do esquema  


Buscar por:
Últimos Posts: Ver Todos os Posts
Meses:
Autores:
Desenvolvido por Mar Virtual
Monica Zatta Tonial © 2024. Todos os direitos reservados.
  Agendar Atendimento